O ano era o de 1946, o país, o Brasil. Eurico Gaspar Dutra no poder cortava relações diplomáticas com a União Soviética. Seu governo é marcado por mais de 60 greves e intensa repressão ao movimento operário. Conservador, proíbe o jogo e ordena o fechamento dos cassinos. O samba “Ai que saudades de Amélia”,de Ataulfo Alves, era o mais ouvido no rádio. O panorama cultural e político era tão efervescente que ninguém prestou muita atenção quando uma jovem imigrante húngara, Elisa Verinha Romak Alves, se propôs a fazer uma nova escola em Porto Alegre. Tudo começou no antigo bairro Passo da Mangueira, hoje conhecido como Cristo Redentor, numa acanhada construção de madeira, com apenas 12 alunos.
Aos poucos, Elisa foi alcançando seus objetivos, sempre assegurando que, acima de tudo, os jovens recebessem uma educação adequada às suas necessidades e aptidões. O espírito inovador de nossa fundadora marcou positivamente o povo gaúcho, que passou a apontá-la como padrão de pujança intelectual, desembaraço, capacidade e determinação.
Leia com atenção o regulamento e o cronograma que consta no mesmo, e se estiver apto para os critérios estabelecidos, faça a inscrição via formulário eletrônico. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do botão abaixo:
Matriculado em 2023
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Não está matriculado
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A proposta pedagógica do Colégio São Judas Tadeu tem como princípio norteador a formação integral do educando, incentivando a autonomia, o espírito crítico, consciente e solidário.
A prática pedagógica busca o desenvolvimento de habilidades e competências por meio de estratégias interativas e contextualizadas, oportunizando ao aluno a construção do seu conhecimento.
A construção do conhecimento através da investigação e da pesquisa científica é um dos princípios que possibilita ao aluno aprendizagens significativas relacionadas à sua realidade, assim como o desenvolvimento da autonomia intelectual, utilizando as etapas da metodologia científica.
Níveis de Ensino:
O objetivo do Ensino Fundamental é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades. O fomento a uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade, se faz presente no processo de ensino-aprendizagem. Com o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e o incentivo à pesquisa, a construção do conhecimento torna-se significativa e prazerosa.
O Turno Integral é um espaço de convivência e aprendizagem, tem a proposta de desenvolver atividades recreativas no turno inverso ao de aula, que possibilitam à criança o desenvolvimento de habilidades e competências referentes aos aspectos físicos, cognitivos e socioafetivos, contribuindo para a formação integral do aluno. No Turno Integral, os alunos são estimuladas a desenvolver hábitos e atitudes, como: organizar o material pessoal; disciplinar-se quanto ao horário de estudo; criar autonomia para realizar tarefas, estudos e pesquisas, ser solidário e explorar sua criatividade e seus talentos.
Os projetos propostos buscam a contextualização dos conteúdos através da interdisciplinaridade e da pesquisa, com ênfase na metodologia científica como meio para a construção do conhecimento, propiciam o aperfeiçoamento da capacidade de reflexão crítica, argumentativa e científica, acerca dos conhecimentos que explicam a realidade geográfica-sócio-político-econômica e cultural que o circunda, proporcionando condições para sua futura inserção no mercado de trabalho e preparando-o para uma escolha profissional consciente. Além disso, prática pedagógica que promove o diálogo, o debate e o desenvolvimento da reflexão no espaço da sala de aula possibilita o reconhecimento desse jovem como sujeito ativo criativo e mobilizador na construção do seu conhecimento e articulador de projetos sociais solidários.
Avaliação:
1º ano
A avaliação é expressa através de Parecer Descritivo, fundamentado em habilidades e atitudes desenvolvidas no trimestre.
2º ao 5º ano
A avaliação é expressa através do resultado obtido no trimestre, por meio de boletim com menções de desempenho.
Diversas são as atividades extraclasse desenvolvidas no Colégio São Judas Tadeu:
A escola oferece oportunidade de estudos de recuperação paralelos ao longo do ano letivo para o aluno que não tenha alcançado o resultado esperado, possa obter melhoria de aprendizagem, recebendo orientação contínua de estudos ao longo dos trimestres em novas situações didáticas. A recuperação paralela acontece em duas modalidades:
Ensino Direto: através de aulas presenciais em turno inverso (na maioria das disciplinas).
Ensino Indireto: através de módulos de estudo.
As aulas de recuperação são no turno inverso ao das aulas regulares e sem custo para as famílias.
Do 1º ano (seriação de nove anos) ao 4° ano (seriação de oito anos) do Ensino Fundamental, os estudos de recuperação acontecem no Laboratório de Aprendizagem e têm por objetivo rever os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, com a finalidade de sanar diferentes dificuldades detectadas no grupo de alunos. O Laboratório de Aprendizagem tem início logo após o período de sondagem, no decorrer do mês de março. A atividade é realizada durante uma hora-aula, ministrada por monitor especializado. O processo é desenvolvido através de jogos educativos pedagógicos e de situações diferenciadas de aprendizagem.
Turno Integral e Vespertino
Têm a proposta de desenvolver atividades recreativas no turno inverso ao de aula, que possibilitam à criança o desenvolvimento de habilidades e competências referentes aos aspectos físicos, cognitivos e socioafetivos, oportunizando a formação integral do estudante.
TURNO INTEGRAL
O turno integral oferece um cronograma diário e completo de atividades recreativas, além da educação para a higiene, do auxílio ao tema e da hora do descanso.
Público-alvo: da Educação Infantil ao 5ª ano do Ensino Fundamental
Horário de funcionamento: 7h30 às 13h20
TURNO VESPERTINO
Público-alvo: da Educação Infantil ao 5° ano
Horário de funcionamento: 18h às 19h
O turno vespertino pretende oferecer oficinas de cunho recreativo, artístico e tecnológico, além de assegurar o envolvimento saudável e qualificado, ocupando os alunos com atividades de seu interesse.
CADEIRAS OPTATIVAS
As disciplinas optativas pretendem contemplar, além da formação integral, a possibilidade do aluno escolher disciplinas que comporão o seu currículo. A escolinha de Futsal São Judas Tadeu tem como principal objetivo oferecer vivências corporais diferenciadas através do esporte, nesse caso, especificamente, o Futsal, oferecendo também atividades complementares, envolvendo jogos pré-desportivos, que auxiliam o desenvolvimento da motricidade.
Ao propormos os estudos abaixo, pretendemos estabelecer uma cultura que incentive os alunos a serem inovadores, criativos e autônomos na construção de seu saber.
Oficina de Teatro – O teatro propõe-se a auxiliar no crescimento do aluno, possibilitando uma comunicação afetiva consigo e com o mundo, através das expressões corporal, vocal, musical e plástica.
Oficina de Cinema – A proposta da oficina de cinema é propiciar um espaço alternativo para instigar sentimentos, gerar reflexão, expressar ideias, possibilitar discussões, ressignificar subjetividades e materializar o resultado através do cinema como articulador do desenvolvimento do sujeito, a partir da ideia de que a Escola representa um espaço-tempo de troca e aprendizagens constantes.
Robótica: A Robótica educacional consiste no estudo e no desenvolvimento de conceitos multidisciplinares de forma prática, através da realização de projetos nos quais é possível ainda explorar aspectos de pesquisa, construção e automação.
Participe, aprenda para ser e construa o seu saber!
Todas as cadeiras optativas funcionarão com um mínimo de inscrições conforme o trabalho proposto.
Inscrições e outras informações na secretaria da Escola.
RECREIO DIRIGIDO
Os alunos do Ensino Fundamental participam de atividades lúdicas na hora do recreio. Cada vez mais, o lúdico entra em cena, por se tratar de uma atividade que estimula o pensamento estratégico e os sentimentos agregados aos comportamentos da atuação cotidiana do indivíduo.
As atividades recreativas fazem do recreio um momento escolar de maior segurança, qualidade e com opções de lazer coletivas.
Este trabalho é realizado por funcionários do SAE e voluntários do Ensino Médio e Ensino Fundamental II.
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Quem pode indicar?
Somente alunos matriculados e com mensalidades em dia.
Como participar?
O aluno deve indicar o amigo através do preenchimento do formulário online, disponível no site, não aceitaremos indicações através de telefone, e-mail e portal do aluno.
Quando receberei o benefício?
Após o indicado efetivar e pagar a matrícula, o aluno receberá o benefício na mensalidade de abril.
Confira aqui o regulamento.
Confira abaixo os cronogramas de cada turma:
O Prêmio Reconhecer 2018 foi criado pelo Colégio São Judas Tadeu a fim de incentivar a busca pela excelência, valorizar o desempenho acadêmico e destacar os múltiplos talentos e habilidades de seus alunos.
Quem pode concorrer ao Prêmio Reconhecer?
Todos os alunos do Colégio, matriculados no ano letivo de 2018, respeitado o critério de cada categoria: inscrição, indicação ou voto direto.
Quais as categorias do Prêmio Reconhecer?
• Excelência Acadêmica
• Destaque Esportivo
• Destaque Iniciação Científica
• Reconhecimento Cultural
• Destaque Responsabilidade Socioambiental
• Troféu Egresso
Concorrem ao Prêmio todos os alunos matriculados no Colégio São Judas Tadeu no ano letivo de 2018, respeitado o critério estabelecido em cada categoria: inscrição ou indicação. Nas categorias excelência acadêmica e destaque esportivo os alunos serão reconhecidos em dois segmentos: Ensino Fundamental e Ensino Médio. A entrega dos prêmios ocorrerá no dia 11 de dezembro de 2018, no Teatro do Grêmio Náutico União, na Avenida João Obino nº 300, às 20h.
Categorias:
Excelência Acadêmica
Para concorrer o aluno deverá ter sido reconhecido como Aluno Destaque em todos os trimestres do ano letivo de 2018.
A categoria abrange alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.
Conquistará o reconhecimento em Excelência Acadêmica o aluno que obtiver a maior média anual.
Caso a média anual mais alta tenha sido atingida por mais de um aluno, não haverá critério de desempate, todos serão reconhecidos.
Destaque Esportivo
O Destaque Esportivo está organizado em duas categorias: esporte individual e esporte coletivo.
O aluno poderá concorrer nas duas categorias.
Na categoria esporte individual o aluno deverá manifestar seu desejo de concorrer ao Prêmio mediante inscrição. Será de responsabilidade do aluno informar ao Colégio as competições em que participou e o resultado conquistado em cada uma delas.
Na categoria esporte individual a pontuação será atribuída da seguinte forma: competições estaduais (primeiro lugar 45 pontos, segundo lugar 30 pontos e terceiro lugar 15) , nacionais (primeiro lugar 60 pontos, segundo lugar 40 pontos e terceiro lugar 20) e internacionais (primeiro lugar 90 pontos, segundo lugar 60 pontos e terceiro lugar 30);
Conquistará o prêmio o aluno que obtiver a maior pontuação geral ao final do ano letivo.
Caso a pontuação mais alta tenha sido atingida por mais de um aluno, não haverá critério de desempate, todos serão reconhecidos.
Destaque Iniciação Científica
Para concorrer a categoria Destaque em Iniciação Científica os alunos deverão ter sido destacados nas feiras internas NIC e NIC Jr (primeiro lugar 60 pontos, segundo lugar 40 pontos e terceiro lugar 20) e externas MOSTRATEC – 50 pontos seleção, 100 pontos projeto premiado e/ou destacado, UFRGS – 40 pontos seleção, 80 pontos projeto destacado e PUCRS – 40 pontos seleção, 80 pontos projeto destacado.
Na categoria destaque iniciação científica serão reconhecidos os alunos e seus respectivos professores orientadores.
Caso a pontuação mais alta tenha sido atingida por mais de um aluno, não haverá critério de desempate, todos serão reconhecidos.
Troféu Egresso
Podem concorrer ao Troféu Egresso todos os ex-alunos do Colégio.
Os candidatos ao Troféu Egresso são indicados pelos professores. A justificativa deverá ser feita em até uma lauda onde são apontadas questões de destaque acadêmico, aplicabilidade do conhecimento adquirido e a sua relevância social e/ou cultural.
As indicações feitas pelos professores são levadas ao CTAP para escolha do aluno a ser reconhecido.
Reconhecimento Cultural
Podem concorrer a categoria de Reconhecimento Cultural os alunos que participam dos projetos culturais do Colégio – São Judas no Palco; Sarau Literário e São Judas In Concert.
Destaque Responsabilidade Socioambiental
Podem concorrer a categoria de Destaque Responsabilidade Socioambiental os alunos que participam dos projetos NUS e do Grupo de Voluntariado Jovem.
As reservas dos armários para 2023 já estão disponíveis! Os alunos a partir do 4º ano devem reservar no site da College Box aqui.
Sempre atenta às novidades tecnológicas disponíveis, desde a sua fundação, a Instituição busca alternativas que possam auxiliar no aprendizado dos alunos e na formação dos professores.
Em 2016, ano que completou sete décadas, a Instituição Educacional São Judas Tadeu – Colégio e Faculdade – programou diversas ações voltadas para a inovação. Uma delas é o uso da plataforma Google For Education, braço do Google na área da Educação. Os alunos contam com as ferramentas de colaboração e de produtividade para uso em sala de aula. Destaca-se que a plataforma é totalmente na nuvem.
Acesse a sua conta Google aqui.
A Instituição Educacional São Judas Tadeu está localizada na zona norte de Porto Alegre, na Rua Dom Diogo de Souza, 100. Sua área totaliza 6.442,49 m² construídos. A infraestrutura física conta com cerca de 40 salas de aula, três espaços de integração e convivência, quatro laboratórios de informática, auditório, biblioteca, salas de estudo para pequenos grupos, áreas de estudo individuais, banheiros, sala da direção Acadêmica e de Pós-Graduação, sala de palestras, sala das coordenações e Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão, sala de reuniões e Núcleo Docente Estruturante – NDE.
Além disso, a instituição conta com laboratório de ensino-aprendizagem, sala dos professores, Polo de apoio presencial em Educação a Distância (EAD), sala de tutoria, sala do DCE, sede do Serviço de Assistência Jurídica Popular (Sajup) e do Núcleo de Atendimento Fiscal (NAF), laboratório jurídico, salas de serviços de apoio, ginásio, cantina, piscina, sala do sistema de áudio e vídeo integrado (SAVI), elevador, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Centro de Tecnologia da Informação (CPD), Núcleo de Aprendizagem Virtual e Educação a Distância (Naved).
Possui ainda Ouvidoria, Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE), Pesquisador e Procurador Institucional (PI), sala Multiuso, Coordenação de Materiais Didáticos em EAD, Coordenação de Tutoria, Coordenação de Tutoria Presencial, Departamento Pessoal e Relacionamento com o Mercado.
Segurança: A preocupação da São Judas Tadeu com seus alunos é constante. Portaria que permite a entrada apenas de pessoas autorizadas e que somente os responsáveis possam buscar as crianças. Além disso, conta com o SAE (Serviço de Atendimento ao Educando), uma equipe de profissionais graduados e capacitados em constante formação, dando suporte aos alunos e professores para favorecer o pleno desenvolvimento das atividades escolares com segurança e harmonia.
Tour Virtual:
Conheça o Colégio! Acesse este link para fazer um tour virtual em nossa Instituição.
Gigante que marchas em frente
Hino Cantado – Download
Hino Orquestrado – Download
Letra do hino – Download
Letra e Música: Marcelo do Câmara Souza
Produção e Arranjo: Eduard Michael D.Follmann
Maestro: Prof. Otto Follmann
Produção Gráfica: Ricardo K.Foitzik e Maria Goreti K. Foitzik.
Cantado pelos coralistas:
Celedo H. Ezl N.
Danúbia Petermann
Hélder J.D. Follmann
Leandro S. Thomsen
M.Goreti K. Foitzik
Maiquel S. da Costa
Marlise D.Ribeiro
Nina N. Diegues
Ricardo K. Foitzik
Sônia T. Delfino
Zander P. Scheffer
Gravado em Dezembro de 2005
Horário:
Ensino Fundamental I – 7h40 às 12h
Ensino Fundamental II – 7h30 às 12h
Ensino Médio – 7h30 às 12h45
Educação Infantil – 13h30 às 17h45
Ensino Fundamental I – 13h30 às 17h50
Turno Integral – 7h às 13h30/13h30 às 18h
Vespertino – 18h às 19h
Recreios
Manhã:
8:45 às 9h05 (1º e 2º anos)
9h10 às 9h30 (6º, 7º e 8º anos)
9h35 às 9h55 (3º, 4º e 5º anos)
10h às 10h20 (9º ano e Ensino Médio)
Tarde:
15h10 às 15h30 (1º e 2º anos)
15h55 às 16h15 (3º, 4º e 5º anos)
Direção do Colégio
Graziela Ervalho Loureiro dos Santos
Secretária do Colégio
Jeruza Nelci Krummenauer
SSE – Serviço de Supervisão Educacional
Jacqueline de Lima Lunkes
jacqueline@saojudastadeu.edu.br
SOE-Serviço de Orientação Educacional
Bruno da Silva Oliveira
bruno.oliveira@saojudastadeu.edu.br
Coordenação da Educação Infantil e Anos Iniciais
Mara Lisiane Pires da Rosa
mara.lisiane@saojudastadeu.edu.br
Coordenação de Projetos
Claudia Padão Rovani
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